09 dezembro 2009

Embaixador Serra confirma que país conhecia documento vazado

Reinaldo Canto* Direto de Copenhague para a Envolverde

O embaixador Sergio Serra, negociador da delegação brasileira na COP-15, afirmou à imprensa em Copenhague que o governo do Brasil conhecia o texto vazado pelo jornal britânico The Guardian. Segundo ele, o texto havia sido apresentado pela delegação dinamarquesa na semana passada para alguns poucos países com “papel relevante” nas discussões climáticas. E, diante das reações negativas foi recolhido, inclusive, sem deixar cópias em mãos dos negociadores presentes a essa reunião.

Serra disse que quem estava representando o Brasil era o embaixador Luis Figueiredo e que ele mesmo não conhecia em detalhes o documento. Sergio Serra minimizou o assunto afirmando que o mais importante é o esforço que está se fazendo para se chegar a um texto de consenso. “Essa divulgação causou algum desconforto, mas não irá levar as atuais discussões ao caos”, mas por outro lado não deixou de ressaltar: “não acredito que tenha sido útil para as negociações”.

O negociador brasileiro demonstrou tranqüilidade ao dizer que quem deve se sentir incomodado com o furo do jornal inglês é a delegação dinamarquesa.
A proposta divulgada pelo The Guardian confere mais poderes aos países desenvolvidos e coloca em segundo plano o papel da ONU nas negociações das mudanças climáticas.

O texto que além da Dinamarca teria contado com a participação dos EUA e do Reino Unido também estabeleceria limites diferentes e desiguais de emissão entre os países em desenvolvimento, contra-partidas dos países que queiram receber recursos para o combate às mudanças climáticas e ainda daria o direito das nações mais desenvolvidas emitir quase o dobro em relação aos demais países.

*Jornalista, consultor e palestrante, foi Diretor de Comunicação do Greenpeace e Coordenador de Comunicação do Instituto Akatu

Nenhum comentário: