08 dezembro 2009

CAMPANHA TIC TAC PROMETE AÇÕES PARA “ACORDAR LÍDERES”




Reinaldo Canto* Direto de Copenhague para a Envolverde

A campanha ou melhor o movimento mundial TicTacTicTac, chamou a atenção de milhões de pessoas em milhares de cidades nos últimos meses, para o perigo representado pelas mudanças climáticas e a urgência de ações efetivas no combate ao aquecimento global.

Na abertura da COP-15, uma lista com 10 milhões de assinaturas foi entregue reivindicando um acordo que contribua para “frear” as mudanças climáticas.
E mesmo que o relógio do TicTac estabelecesse a data de 7 de dezembro, início da COP-15, como o ápice de sua atuação, o trabalho desenvolvido por seus membros manterá os ponteiros em movimento durante toda a conferência.

Segundo Adriana Charoux, brasileira que faz parte do conselho consultivo da campanha, a entrega das assinaturas, foi a primeira ação de várias que visam “acordar os líderes”, para que não se omitam na busca de um acordo “justo, ambicioso e com força de lei”.

“Queremos fazer ações rápidas e surpreendentes”, explicou Adriana e, “que sejam carregadas de significados” como os da abertura da COP-15. Pois junto com a lista foram entregues uma peça de lego para representar o início da construção do processo de ações de combate ao aquecimento global; uma caneta para a assinatura do acordo e uma chave que sirva para “destravar” os obstáculos que impeçam o avanço das negociações.

É melhor, portanto, que os negociadores na COP-15 mantenham os olhos, a mente e o coração atentos, não por se preocuparem com as surpreendentes ações da campanha TicTac, mas muito mais por atender aos anseios dos 10 milhões que assinaram o documento e dos bilhões de seres humanos da atual e das futuras gerações que vão depender de um acordo satisfatório que seja uma garantia a sua própria sobrevivência.

*Jornalista, consultor e palestrante, foi Diretor de Comunicação do Greenpeace e Coordenador de Comunicação do Instituto Akatu

Nenhum comentário: