07 dezembro 2009

Abertura da COP-15 revela incertezas e esperanças

*Reinaldo Canto direto de Copenhague para a Envolverde



Diante do plenário lotado por representantes dos 192 países presentes e alguns poucos privilegiados, o primeiro-ministro da Dinamarca, Lars Loekke Rasmussen, fez a abertura oficial da 15ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Copenhague. Segundo o anfitrião do evento, a reunião é uma "grande oportunidade que o mundo não pode se dar ao luxo de perder". Rasmussen também aproveitou para criticar as últimas especulações sobre as reais intensidades das alterações do clima no planeta e reforçando a importância de se tomarem medidas urgentes, eficazes e imediatas.

Talvez preocupado com os possíveis resultados do encontro em sua casa, o primeiro-ministro dinamarquês enfatizou a necessidade de se alcançar um acordo "forte e ambicioso" que vai suceder o Protocolo de Kyoto.

O Dr. Rajendra Pachauri, presidente do IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), afirmou na abertura da conferência que o tempo é cada vez mais curto para ações urgentes. “Os custos das respostas para as mudanças do clima vão se tornar progressivamente mais altas e não podemos mais protelar essas ações, a hora de agir é agora”.

A ministra dinamarquesa Connie Hedegaard foi eleita presidente da COP-15.
Para a agora responsável por liderar os principais movimentos da conferência, “Copenhague será a cidade dos três “Cs”: ‘Cooperação’, Compromisso’ e ‘Consenso’. É hora de capturarmos este momento e concluir um ambicioso acordo global.” Connie ainda completou, “Essa é a nossa chance. Se nós perdermos essa oportunidade, nós não teremos um outro momento melhor”.

A maior parte dos presentes a Conferência acompanhou a abertura por televisões e telões espalhados pelo pavilhão de eventos Bella Center. Mesmo de olho na tela, as pessoas demonstravam ter a atenção dividida entre os discursos e o reconhecimento do terreno nessa mega conferência que está dando seus primeiros passos e ainda muito longe de se saber onde realmente irá chegar.

*Jornalista, consultor e palestrante, foi Diretor de Comunicação do Greenpeace e Coordenador de Comunicação do Instituto Akatu

Um comentário:

Cecilia disse...

Gostei muito de ler seu texto, deste modo posso acompanhar a Cop15.
beijos