11 dezembro 2009

COP-15 - Cresce tensão antes da semana decisiva

Por Reinaldo Canto*, direto de Copenhague para a Envolverde



A interrupção das negociações na última quarta-feira, dia 9, no plenário da COP-15 em Copenhague revelou que os ânimos começam a mudar aqui no Pavilhão Bella Center. A iniciativa do pequeno Tuvalu de parar os trabalhos uniu-se a indignação das Organizações Não Governamentais como WWF e Greenpeace entre outras, que temem pelos resultados da conferência.

É possível observar os semblantes carregados dos milhares de participantes nas conversas do café ou diante dos muitos computadores espalhados por todos os ambientes da COP. Deve-se levar em conta que a maioria dos atores presentes a convenção são, fora o direito de fazer manifestações ou de cobrir os fatos, espectadores impotentes diante de “forças maiores” que estão em algum lugar decidindo pelo destino de todos.

Já no Media Centre, onde os jornalistas tem seu espaço de trabalho, profissionais trocam informações de forma vertiginosa e acompanham por meio de fones de ouvido as discussões em plenário. As notícias que chegam de maneira oficial ou por ouvir falar são seguidas de ligações nervosas para as devidas confirmações ou desmentidos. Isso quando não são as próprias redações na centena de países presentes que tentam confirmar algum dado que acabaram de ouvir, ler ou assistir, muitas vezes do concorrente. Nesse momento, o enviado especial a Copenhague é pressionado a tomar providências urgentes com relação aos novos fatos que acabam de surgir. Basta imaginar a sensação de um futuro enforcado quando lhe colocam a corda no pescoço, muitas vezes é o caso desses correspondentes quando chega algo inesperado. Felizmente não é o meu caso!

O formato da conferência também não contribui muito para deixar os ânimos menos exaltados. São duas semanas de reunião, muitas conversas de bastidores, sendo que é na segunda que realmente vão ser tomadas as decisões que valem alguma coisa, como já explicou em coletiva, o embaixador Luis Figueiredo, um dos principais negociadores da delegação brasileira.

Se assim é, o espaço maior da primeira semana, além de encontros e confraternizações, é exatamente, o espaço para boatos, fofocas, além de textos, vários textos como o dinamarquês no começo da semana, que são divulgados antes da hora, ou mesmo que nem deveriam vir a público.

Antes que as definitivas decisões venham à tona deveremos ainda assistir a diversas especulações e mais manifestações que cobram coragem e atitude dos negociadores. Daqui até a semana que vem, a temperatura de Copenhague promete cair do lado de fora e esquentar muito aqui do lado de dentro da COP-15.

Aí nos restará esperar que as legítimas pressões da sociedade sejam suficientemente entendidas pelos líderes como a vontade expressa da humanidade por um compromisso vigoroso contra as mudanças climáticas.



Material produzido e editado pela Envolverde/Mercado Ético/Carbono Brasil/Rebia/Campanha Tic-Tac/EcoAgência, e distribuído para reprodução livre com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável.



(Agência Envolverde)

Nenhum comentário: