08 dezembro 2009

COP-15: AQUECIMENTO ATINGIU NÍVEIS RECORDES, NESTA DÉCADA

Por Reinaldo Canto, direto de Copenhague para a Envolverde



Copenhague, 08/12/2009 - A organização Met Office Hardley Center sediada no Reino Unido, divulgou hoje aqui em Copenhague, durante a COP-15, que esta década atingiu níveis históricos de calor. Apesar de 1998 ainda representar, individualmente, o recorde de temperatura, nos últimos dez anos atingimos os mais altos níveis de calor dos últimos 160 anos no Planeta.

Resultados similares foram revelados pelo Centro Nacional do Clima dos Estados Unidos (NCDC) e pelo Instituto Goddard de Estudos Espaciais ligado a NASA.

Os estudos também demonstraram que o planeta mantêm um aumento crescente de sua temperatura graças, principalmente, ao aumento da emissão de gases de efeito estufa lançados na atmosfera.

Em outro comunicado, a Organização Mundial de Meteorologia informou que, o ano de 2009 entrará para a lista dos dez anos mais quentes. O resultado preliminar já aponta para um aumento de 0,44°C acima da média de 14 graus. Este ano será mais quente que 2008 em virtude, principalmente, da ação do fenômeno El Niño no Oceano Pacífico e pode ainda se tornar o quinto ano mais quente desde quando começaram as medições em 1850.

Material produzido e editado pela Envolverde/Mercado Ético/Carbono Brasil/Rebia/Campanha Tic-Tac/EcoAgência, e distribuído para reprodução livre com o apoio da Fundação Amazonas Sustentável.

Nenhum comentário: