07 junho 2018

20º FICA: a perfeita combinação entre arte, cultura e sustentabilidade


Por Reinaldo Canto, especial para a Envolverde –
Festival internacional realizado na cidade de Goiás é aberto no dia mundial do meio ambiente com muita vitalidade. Boa notícia para os dias atuais!
Não tem sido fácil para ambientalistas e jornalistas que atuam na área relatar notícias e fatos positivos que envolvem o setor. Está aí o crescimento na ocorrência de crimes ambientais e a destacada atuação da bancada ruralista sempre ávida em desmontar rapidamente leis de proteção ambiental que levaram muitos anos para serem elaboradas.
A abertura nesta terça-feira, 05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente da 20a edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, na belíssima cidade de Goiás, primeira capital do estado, é um fato alvissareiro não só por essa longevidade, mas pela importância que o tema ganhou na região. Hoje o FICA já é considerado por muitos o maior festival de cinema ambiental da América Latina,
O Cineteatro São Joaquim estava lotado de autoridades do estado em demonstração de prestígio, como também de pessoas da comunidade local. Maria do Rosário, moradora da cidade, disse que está empolgada com a mostra e que “quer saber mais sobre o tema ambiental e o que precisa fazer para melhorar seus hábitos”.
Até o próximo domingo 10, serão exibidos 101 filmes participantes de mostras diversas, inclusive a Mostra Competitiva da qual vão participar 21 filmes, 10 nacionais e 11 estrangeiros de 8 países diferentes.
O governador do estado, José Eliton fez uma declaração muito importante de apoio ao festival, principalmente ao destacar que a realização do FICA representa uma questão de estado e não de governo. Uma sinalização importante para o próximo mandatário nas eleições de outubro de que governos passam, mas os bons projetos precisam continuar.
O primeiro filme exibido ainda na noite de terça-feira foi o documentário/ficção Ex-Pajé dirigido e roteirizado pelo cineasta Luiz Bolognesi. O filme conta a história da tribo dos Paiter Suruí, que viveram isolados até 1969 na região que engloba os estados do Mato Grosso e de Rondônia.
Em vários locais a cidade de Goiás irá respirar cinema, cultura e meio ambiente durante toda uma semana. Vida longa ao FICA! (#Envolverde)

Nenhum comentário: