16 novembro 2010

O Brasil foi o país que mais publicou notícias sobre a Conferência do Clima, em Copenhague

Fico feliz em ter contribuído para esse resultado. Veja abaixo:


Ambiente Brasil

O Brasil foi o país que publicou o maior volume de notícias sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15), em Copenhague (Dinamarca), no ano passado. O levantamento, feito pela Fundação Reuters de Jornalismo e pela Universidade de Oxford, foi divulgado nesta segunda-feira (15). O relatório confirma ainda que o Brasil levou a maior delegação oficial entre os 119 países que participaram da conferência, com 572 pessoas. A delegação brasileira superou, inclusive, a da anfitriã Dinamarca (527).

As informações são da BBC Brasil. A pesquisa concluiu que, dos 427 artigos publicados nos 12 países estudados, 88 saíram na imprensa brasileira. Em segundo ficou a Índia, com 76 notícias, seguida por Austrália (40), Grã-Bretanha (39) e Itália (37).

O estudo se concentrou na imprensa do Brasil, Egito, México, Reino Unido,Vietnã, da Austrália, China, Índia, Itália, Nigéria, Rússia e dos Estados Unidos. No Brasil, foram examinadas notícias publicadas em páginas da internet e nos jornais Folha de S.Paulo e Super Notícia.

O interesse da imprensa brasileira elevou para 5% a participação da América Latina entre os jornalistas registrados na conferência, segundo o estudo. Em 2007, no encontro de Bali (Indonésia), essa porcentagem foi de 1%, subindo para 3% no ano seguinte, em Poznan, na Polônia.

A conferência foi considerada o evento não esportivo que mais atraiu jornalistas até hoje, cerca de 4 mil profissionais. A grande maioria (85%), de países desenvolvidos. Países em desenvolvimento levaram quase 600 jornalistas à capital da Dinamarca. Por outro lado, os países que menos espaço dedicaram à histórica reunião sobre mudança climática foram Nigéria, Rússia e Egito. (Fonte: Agência Brasil)

Nenhum comentário: