16 agosto 2018


Limpa Brasil e Vale Luz Coelba organizam mutirão de limpeza com mais de 200 pessoas para ação em prol da comunidade de São Caetano

Com o apoio do Parque Social, da Prefeitura e da Rede Bahia, estudantes, agentes de meio ambiente e de saúde vão contribuir para melhorar a qualidade de vida no bairro.


Salvador, 11 de agosto de 2018 – Na manhã da quinta-feira, (16/08), a partir das 09 horas mais de 200 pessoas entre os quais estudantes da Escola Municipal Batista do São Caetano, agentes de meio ambiente do Parque Social, agentes de zoonose da Secretaria de Saúde de Salvador farão parte de uma grande ação de limpeza no bairro de São Caetano chamando a atenção de todos para os desafios em favor da preservação ambiental e da qualidade de vida dos moradores da região. Também será feito convite para que todos participem do Maior Movimento Mundial de conscientização e alerta quanto ao descarte irregular de lixo. O World Clean Up Dayserá realizado no dia 15 de setembro em 150 países com milhares de pessoas limpando suas cidades.
A parceria envolve o Movimento Limpa Brasil, idealizador do evento, Projeto Vale Luz da Coelba, Parque Social e Prefeitura de Salvador e conta com o apoio da Rede Bahia.
As atividades terão início com palestra de representante do Vale Luz sobre “A importância e os benefícios do descarte correto”. Depois os participantes irão receber instruções sobre a dinâmica do mutirão e como proceder.
Todo material reciclável que for coletado durante a atividade será depois trocado por descontos na conta de energia do projeto Vale Luz da Coelba. Os alunos da Escola Batista do São Caetano também irão levar materiais que possam ser reciclados para obterem o abatimento no valor da conta.

O descarte irregular de lixo é uma questão de cidadania e educação, mas também de saúde pública. “Coletar, descartar e tratar resíduos é de interesse de toda a sociedade e todos, sem exceção, precisam fazer a sua parte”, afirma Edilaine Muniz, coordenadora do Movimento Limpa Brasil. 


Programação - 16/08
Local: Primeira Igreja Batista no São Caetano
Endereço: Rua Aristóteles Góes, s/n. Cep 40390-070, Salvador 
09hs - Palestra Vale Luz
09h:30hs às – Mutirão de Limpeza
 Sobre o Vale Luz da Coelba

Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Coelba recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto possui postos fixos em shoppings de Salvador e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher os resíduos.
São aceitos para troca, produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plásticos (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene).

Instituto Limpa Brasil
O Instituto Limpa Brasil é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a conscientização da população brasileira para o problema do descarte irregular do lixo urbano por meio da realização de projetos integrados que envolvem a sociedade civil, o setor privado e os órgãos do governo.
Fundado a partir da empresa Atitude Brasil, o Instituto é responsável pela execução brasileira de um grande movimento de mobilização mundial em defesa do descarte adequado de resíduos, o Let’s do it! – que já atraiu voluntários em ações de limpeza em mais de 140 países.
No Brasil já realizou intervenções em mais de 20 cidades com a participação de mais de 180 mil pessoas e a coleta de 3,2 toneladas de resíduos que foram enviados para cooperativas de catadores, gerando assim trabalho e renda para centenas de famílias que vivem da reciclagem.


Nenhum comentário: