01 outubro 2015

PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES PARA A 5ª MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL


Filmes brasileiros, latinos e caribenhos finalizados a partir de 2014 serão aceitos até 15 de outubro

Foram prorrogadas até 15 de outubro de 2015 as inscrições de filmes na Competição Latino-Americana da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, que vai acontecer em março de 2016, na cidade de São Paulo. Serão aceitas obras latino-americanas e caribenhas, finalizadas a partir de 2014, sem restrições quanto a gênero ou duração, de temáticas ambientais como: energia, água, mudanças climáticas, consumo, povos e lugares, cidades, ativismo ambiental, resíduos sólidos, contaminação ou poluição, políticas socioambientais, mobilidade, alimentação, economia verde, globalização, vida selvagem, sustentabilidade, entre outras.

O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site da Mostra: www.ecofalante.org.br/mostra.As produções selecionadas concorrem a prêmios nas categorias de Melhor Longa-Metragem Pelo Júri (filmes a partir de 60 minutos), com prêmio de R$ 15.000,00; Melhor Curta-Metragem Pelo Júri (filmes de até 59 minutos), com prêmio de R$ 3.000,00 e Melhor Filme Pelo Público.A Seleção Oficial da Competição Latino-Americana será divulgada em dezembro de 2015.

Para Chico Guariba, diretor da Mostra, a Competição Latina vem adquirindo uma importância cada vez maior no programa dofestival. “Na 4ª Mostra tivemos uma ótima seleção, e uma boa recepção do público. Este ano já ultrapassamos o número de inscrições das edições anteriores, com representantes de quase todos os países latinos e mais de 130 filmes”, conta Guariba.

Foram premiados este ano, durante a 4ª Mostra Ecofalante, os longas Brasil S/A, pelo prêmio do júri, e A Lei da Água – O Novo Código Florestal, pelo prêmio do público. Ambos agora percorrem o interior, litoral e capital do estado, num total de 15 cidades, como parte da Itinerância 2015 da Mostra Ecofalante. Realizada em parceria com o Sesc-SP, a Itinerância exibirá gratuitamente25 filmes da plataforma em unidades do Sesc, universidades, escolas, centros culturais e outros espaços, além de promover debates com especialistas nos temas abordados pelos filmes e formação de professores sobre as formas de trabalhar questões ambientais, como a dos resíduos sólidos, usando a linguagem audiovisual.

Iniciada em 08 de setembro, a Itinerância vai até18 de novembro, nas cidades de Americana, Bauru, Catanduva, Cubatão, Itu, Presidente Prudente, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Caetano, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Taubaté.

"Temos visto uma grande carência de informação que subsidie a educação socioambiental, principalmente no interior do estado, onde os espaços de cultura e reflexão são poucos. A Itinerância da Mostra em parceria com o Sesc SP leva essa oportunidade de reunião e debate - fundamental para que as pessoas tenham mais condições de exercer sua cidadania - para uma rede ampla de cidades, cumprindo sua missão de democratização do conhecimento", define Guariba, que tem visto o interesse crescente da população pelos filmes. Só na Itinerância 2014, o público foi de 19.200 pessoas em dois meses de programação.
                                        
Dentre os destaques da programação da Itinerância estão o aclamadoO Sal da Terra, filme de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, que acompanhou os maiores eventos de nossa história recente e nos últimos embarcouna descoberta de territórios primitivos, da fauna e flora selvagens, de paisagens grandiosas. A Lei da Água, que esclarece as mudanças promovidas pelo novo Código Florestal, mostrando como a lei impacta diretamente a floresta e, consequentemente, a água, o ar, a fertilidade do solo, a produção de alimentos e a vida de cada cidadão.

Favelas: As Cidades do Amanhã (Canadá, 2013) observa estruturas construídas em uma escala humana e proporciona um olhar íntimo a seus habitantes, numa viagem através dos continentes, pela Índia, Marrocos, EUA, França e Quebec.A Tragédia do Lixo Eletrônico mostra a rota ilegal que movimenta 75% das 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico geradas por ano no mundo.

As mudanças climáticas são tema dos filmes ThuleTuvalu, que acompanha a vida em dois opostos geográficos afetados pelo aquecimento global: Thule, na Groenlândia, por seus recordes de degelo, e Tuvalu, remota ilha-nação no Pacífico que é um dos primeiros países em vias de desaparecercomo resultado da elevação do nível do mar; e o mais novo filme de Jorge Bodanzky,Pandemonium, que aborda também os novos desafios na área energética.

Mostra Ecofalante
Todo ano, a Mostra Ecofalante seleciona os melhores filmes nacionais e internacionais que tratam das questões contemporâneas do mundo, e provocam reflexão sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Exibiu para mais de 86 mil pessoas desde a primeira edição. Além das exibições gratuitas, promove debates com especialistas sobre os temas dos filmes, ampliando ainda mais a experiência do público com os temas abordados – na 4ª Mostra, o público dos debates foi de 6 mil.

A Itinerância da 4ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante, com patrocínio da Goodyear e apoio da White Martins, da Reciclo Pepsico, através do ProAC – Programa de Ação Cultural 2015. O projeto conta com apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Le Monde Diplomatique Brasil, Instituto Envolverde, Catraca Livre, Rádio Eldorado, Rádio Estadão, Revista Piauí, Procam/USP, Instituto Akatu, Rede Nossa São Paulo, Instituto Polis e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Acompanhe a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental: Facebook | Blog de notícias | Site com a programação | @MostraEco | Trailers no Youtube

Informações para imprensa
Procultura
Flávia Miranda – flavia@procultura.com.br
Claudia Sabbagk – claudia@procultura.com.br
Maria Clara – mariaclara@procultura.com.br

Nenhum comentário: