01 outubro 2015

Iniciativa Verde planta 21 mil árvores para compensar lojas da Leroy Merlin


Como vem fazendo há cinco anos, a rede varejista da área da construção civil contratou a Iniciativa Verde para realizar o plantio de árvores nativas antes de inaugurar três novas unidades localizadas na região da Grande São Paulo (Jaguaré, São Bernardo do Campo e Tamboré). Essas mudas compensarão as emissões de carbono envolvidas nas construções das unidades.
No final de agosto, para celebrar o novo projeto, parte dos funcionários que irão trabalhar nas novas lojas foram até o município de Extrema (sul de Minas Gerais) para conhecer o trabalho da Iniciativa Verde, realizado em parceria com a Prefeitura de Extrema, e também para aproveitar para plantar algumas mudas que irão recompor a mata nativa da região.
Antes de “colocar a mão na massa”, os funcionários junto com a equipe da Iniciativa Verde tomaram café da manhã na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Extrema. No local, tiveram a oportunidade de conhecer melhor o trabalho realizado pela instituição. Lucas Pereira, diretor técnico da organização, falou dos benefícios da recomposição florestal tanto na absorção do carbono causador do aquecimento global, quanto na recuperação de nascentes e mananciais que ajudam a combater a crise hídrica.
Aliás, o projeto de plantio de árvores que a Leroy Merlin está financiando vai beneficiar diretamente a melhoria da situação do Sistema Cantareira, que abastece a população da Região Metropolitana de São Paulo.
A cidade de Extrema possui uma situação privilegiada no cenário da preservação ambiental no Brasil, pois foi um dos primeiros municípios a estabelecer com sucesso o pagamento por serviços ambientais (PSAs) que, neste caso, remunera os proprietários que preservarem as matas naturais e as nascentes de suas propriedades.
O prefeito da cidade, Luiz Carlos Bergamin, também falou aos funcionários da Leroy Merlin sobre a trajetória do sucesso dos projetos ambientais de Extrema com destaque para o projeto Conservador das Águas. Para ele, o apoio da população tem sido fundamental para manter o projeto há mais de 20 anos.
Bergamin agradeceu a presença e apoio da Leroy Merlin e destacou a importância do início da parceria com a Iniciativa Verde. O prefeito de Extrema também afirmou ser fundamental a contribuição das empresas para o sucesso dos projetos de preservação ambiental.
Sobre a Leroy Merlin
A empresa ressalta o seu compromisso ambiental e tem como objetivo reduzir as emissões de CO2 que suas unidades enviam para a atmosfera no dia-a-dia. A ação integra o programa de sustentabilidade que a empresa possui há anos.
Desde 2010, a Leroy Merlin já havia plantado 79 mil árvores com a Iniciativa Verde. “Com essas 21 mil que plantaremos no Sistema Cantareira chegaremos à marca de 100 mil árvores que ajudarão na recuperação da Mata Atlântica no país”, diz Patrick Leffondre, diretor regional da Leroy Merlin em São Paulo.
A Leroy Merlin é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil conforme o Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção realizado, anualmente, pela equipe de Redação da Grau 10 Editora, que edita a Revista Anamaco. A empresa foi eleita entre as três mais sustentáveis pelo "Prêmio Os Mais Importantes do Varejo", realizado pela Revista Novarejo nos anos de 2012, 2013 e 2014, e sua sede está entre os dez prédios mais sustentáveis pelo site Exame. Ainda em 2013 e 2014, a Leroy Merlin foi premiada entre as 70 melhores empresas para se trabalhar no país, de acordo com a pesquisa anual divulgada pelo Great Place to Work® Brasil em parceria com a Revista Época.
A respeito da parceria da Iniciativa Verde com a Leroy Merlin, o diretor Lucas Pereira disse: “É uma grande satisfação para a Iniciativa Verde trabalhar há 5 anos com a Leroy. E um enorme orgulho de atingirmos juntos a meta de 100 mil árvores nativas plantadas. Acredito que com esse exemplo que a empresa dá para a sociedade, teremos cada vez mais apoio e mais objetivos alcançados. A recuperação de nossas florestas é responsabilidade de todos nós, e a parceria Iniciativa Verde, Leroy Merlin e Conservador de Águas é a prova que isso pode sair do papel”.
Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas. A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.

Nenhum comentário: