24 outubro 2014


Agenda Brasil Sustentável: construindo novos diálogos nas eleições brasileiras

Foi com o objetivo de garantir um debate mais programático na campanha eleitoral que desde março deste ano, as 64 organizações integrantes da Agenda Brasil Sustentável vêm atuando no processo eleitoral por meio de diversos encontros (presenciais e virtuais), análises e a disseminação de informações para a sociedade sobre temas referentes aos sete eixos estratégicos da sua plataforma.

Foi um caminho construído coletivamente desde o primeiro encontro, qualificado por vários interlocutores como expressão de maturidade política de importantes coletivos da sociedade civil, que mesmo tendo agendas distintas se dispuseram a uma concertação de propostas articuladas em torno de sete eixos definidos como imprescindíveis a um projeto de desenvolvimento sustentável.

De junho a outubro, diversas ações foram empreendidas pelos integrantes da Agenda. Entre as mais importantes, o estabelecimento de contatos com os comitês dos candidatos para a apresentação do conjunto de propostas; a elaboração de documentos com análises sobre temas específicos como mudanças climáticas, energia e recursos hídricos; gestão pública;  além de apoiar a divulgação de demandas e propostas de outras organizações dirigidas aos candidatos.

Com o propósito de pautar também na sociedade um debate programático, foram realizados diversos encontros virtuais e presenciais para apresentar os levantamentos feitos em torno dos programas de governo e discutir perspectivas para os temas da Agenda no novo mandato presidencial.

Um Comitê de Comunicação, reunindo os profissionais da área com atuação nas organizações, dedicou tempo e espaço ao trabalho de dar visibilidade às demandas da Agenda. O uso das redes sociaissites e contatos na imprensa contribuindo para aprimorar e fomentar a discussão de alguns dos temas cruciais para a sociedade brasileira.

Após o 1º turno, os signatários da Agenda deram continuidade ao trabalho, elaborando uma análisesobre o tema reforma política e divulgando um documento sobre o assunto, considerado prioritário para os integrantes. Três debates foram realizados, um sobre gestão pública; outro sobre mudanças climáticas e um terceiro sobre a própria reforma política e os desafios do próximo governo em relação a essas agendas.

Novamente os coordenadores das campanhas eleitorais dos candidatos foram contatados para se posicionarem sobre os eixos da Agenda e o Comitê de Comunicação divulgou, na imprensa e nas páginas oficiais da plataforma análises e posicionamentos, além de iniciativas de signatários relativas ao processo eleitoral.

Ainda que os candidatos à Presidência da República não tenham atendido ao convite para dialogar com o movimento Agenda Brasil Sustentável, há canais de comunicação estabelecidos com importantes assessores de todos eles, que poderão ser aproveitados para uma interlocução mais permanente com o campo político-partidário.

O momento é de agradecer a todas e todos os signatários da Agenda Brasil Sustentável por essa fantástica articulação, que proporcionou, para além da qualidade indiscutível dos documentos, debates e análises construídas, uma sinergia entre entidades tão diversas, mas que têm em comum a busca por um país cada vez mais justo, democrático e sustentável.

Na noite do próximo domingo o Brasil já deverá conhecer seu próximo presidente. E o Movimento Agenda Brasil Sustentável continuara atuante no acompanhamento das promessas feitas, com o objetivo de manter um canal de diálogo aberto para a prestação de contas dos eleitos junto à população dos compromissos assumidos.
A quem pertence a bandeira da melhoria da gestão pública?
 
Confira na íntegra o artigo “A quem pertence a bandeira da melhoria da gestão pública?”, uma publicação da Agenda Pública junto à Agenda Brasil Sustentável.

“Não haverá polêmicas apaixonadas sobre esse artigo. Nenhum candidato se sentirá obrigado a responder. As redes sociais não ficarão inundadas com adjetivos acusando este autor de “leviano” ou de estar mal informado. O fato é: aqui trataremos de um assunto quase subterrâneo, quase tanto quanto o saneamento, embora já acredite que esse último tema mobilize mais votos. Assim, talvez, escreva para uma dúzia de colegas a quem o texto possa chegar, se tanto. (...)”

SAIBA MAIS
IPAM divulga carta com reivindicações ambientais aos candidatos à Presidência da República

O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) preparou uma carta aos candidatos à Presidência da República pedindo que se manifestem sobre a pauta ligada à região amazônica e, em particular, à questão indígena. O IPAM considera que a temática ambiental e as políticas públicas para a garantia os direitos dos povos indígenas e para a proteção e gestão de suas terras não estão sendo tratadas com a importância necessária.
 
SAIBA MAIS:

Nenhum comentário: