03 junho 2010

7° Edição do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental

Diversos jornalistas, ambientalistas, empresários da comunicação e dirigentes de órgãos públicos compareceram na solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcado para sábado 29 de maio, na casa de eventos Armazém Uzina, em Maceió. Doze profissionais e um estudante receberam troféus e R$ 28 mil pelas melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas entre abril 2009 e março de 2010, nas categorias Telejornalismo, Jornalismo Impresso/Texto e Jornalismo Impresso/Imagem.

A seleção foi feita por Reinaldo Canto (ex-diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e ex-assessor do Instituto Akatu), Fabrício Ângelo (Coordenador do Fórum Nacional da Rede Brasileira de Informação Ambiental e mestre em ciência ambiental pela Universidade Federal Fluminense), Emanuel Silveira (engenheiro sanitarista ambiental e mestre em ciência pela Universidade de Missouri USA), Romildo Guerrante (ex-gerente de comunicação da Abes e ex-assessor de imprensa da Rede Ferroviária Federal, Vale do Rio Doce, Paranapanema e Shell Brasil), e Anivaldo Miranda (mestre em meio ambiente e superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh). Os cinco também participaram de uma oficina sobre jornalismo ambiental na manhã do sábado no auditório do Cinturão Verde, reunindo cerca de cinqüenta profissionais e estudantes.

Promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Braskem Alagoas, Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL). O Prêmio Octávio Brandão está em sua sétima edição, este ano, mais de quarenta jornalistas disputaram as premiações, com sessenta e três reportagens ligadas ao meio ambiente. A exemplo do ano passado, também foi entregue um troféu para a empresa de comunicação com mais trabalhos inscritos, em reconhecimento ao espaço que ela dedicou para as matérias ambientais. A grande vencedora com 19 trabalhos inscritos foi TV Gazeta de Alagoas.

A categoria com mais trabalhos inscritos é Telejornalismo (24) que teve como primeiro lugar o Jornalista Luis Alberto Fonseca de Lima Filho com a pauta Créditos de Carbono, o segundo lugar ficou para Thiago Correia e Falcon Barros, prosseguindo tivemos o terceiro lugar a Jornalista Vera Valério. Seguindo a premiação foi o momento do Jornalismo Impresso/Texto (23) com primeiro lugar Maurício Gonçalves com titulação vencedora Sertão Deserto, segunda colocação Lelo Macena e Severino Carvalho, e por fim terceiro lugar foi para Laíra Santa Rosa. Última categoria da noite era Jornalismo Impresso/Imagem (16) a fotografia vencedora foi Matança com click de José Feitosa, seguida por “A cana que sobrou da Mata” por Severino Carvalho Gomes e terceira posição de “Vivendo no Lixo” por Yvette Moura. A categoria estudante foi lançada este ano para incentivar o jornalismo ambiental já nos veículos laboratórios, mantidos pelas faculdades de comunicação. A Braskem Alagoas é pioneira no prêmio há sete anos consecutivos.

Fonte: Sindjornal e NEJ-AL

Um comentário:

Marco Fischer disse...

Opa Reinaldo, confere aí o post que fiz sobre a oficina no dia do prêmio:

http://tubaraocaolho.blogspot.com/2010/05/jornalismo-ambiental.html