11 maio 2010

Oficina de Jornalismo Ambiental

O Sindicato dos Jornalistas e o Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL) vão realizar no dia 29 uma oficina sobre jornalismo ambiental, cujo tema central será a sustentabilidade. O evento, realizado em parceria com a Braskem e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (Abes-AL), será aberto a profissionais e estudantes de jornalismo, tendo início às 9 horas, no auditório do cinturão verde da Braskem.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas junto ao Sindicato dos Jornalistas, através do telefone 3326-9168. Devido ao número limitado de vagas, serão atendidos os cinqüenta primeiros interessados.

A oficina será ministrada pelos jornalistas Reinaldo Canto (ex-diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e ex-assessor do Instituto Akatu), Fabrício Ângelo (Coordenador do Fórum Nacional da Rede Brasileira de Informação Ambiental e mestre em ciência ambiental pela Universidade Federal Fluminense), Emanuel Silveira Mendonça (engenheiro sanitarista ambiental e mestre em ciência pela Universidade de Missouri USA) e Romildo Guerrante (ex-gerente de comunicação da Abes e ex-assessor de imprensa da Rede Ferroviária Federal, Vale do Rio Doce, Paranapanema e Shell Brasil).

No mesmo dia da oficina, a Abes, Braskem e Sindjornal estarão realizando, a partir das 21 horas, a solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental. Serão agraciados doze jornalistas que produziram as melhores reportagens sobre meio ambiente no período de abril/2009 a março/2010, nas categorias Telejornalismo, Jornalismo Impresso Texto e Jornalismo Impresso Imagem. Também haverá premiação para um estudante que tenha produzido a melhor reportagem em veículo laboratório.

SERVIÇO

O QUE: Oficina de Jornalismo Ambiental
QUANDO: Dia 29 de maio de 2010, a partir das 9 horas
ONDE: Auditório do Cinturão Verde da Braskem
TEMA CENTRAL: Sustentabilidade Ambiental
ABORDAGENS: Evolução do jornalismo ambiental; Consumo consciente; Importância do jornalista e da mídia na educação e conscientização ambiental

PALESTRANTES



Reinaldo Canto

30 anos como profissional de comunicação. Formado pela Cásper Líbero, cursou letras na USP, concluiu pós-graduação sobre Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento na UFRJ. Trabalhou nas principais emissoras de televisão do país (ex: Cultura, Globo e Bandeirantes). Também foi gerente de comunicação e assessor de imprensa de empresas e diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo. Desde 2002 atua na área ambiental. Foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil. Deixou o Greenpeace em 2004 para um temporada de estudos na Austrália. Depois passou pela comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente. Foi correspondente da Carta Capital, da Envolverde e de outras mídias ambientais na COP-15, realizada no final do ano em Copenhague. É colaborador da Envolverde e de outras mídias ambientais; diretor-executivo do Instituto de Defesa dos Mananciais que atua na zona sul de São Paulo; além disso faz consultoria de comunicação am biental, palestras, ministra cursos e redige relatórios de sustentabilidade.



Fabrício Fonseca Ângelo

Jornalista, Mestre em Ciência Ambiental (UFF) e Especialista em Informação Científica e Tecnológica. Membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (REBIA) e da Rede de Comunicação Ambiental da América Latina e Caribe (RedCalc). Foi repórter e redator da Revista Digital Envolverde e Assessor de Comunicação da Rede de Ongs da Mata Atlântica (RMA). Atualmente é editor executivo do Portal Proqualis da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Coordenador do Fórum Nacional da Rede Brasileira de Informação Ambiental (REBIA).

Emanuel Silveira Mendonça

Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal da Bahia. Engenheiro Sanitarista Ambiental e Mestre em Ciência pela Universidade de Missouri USA. Presidente da ABES Bahia. Superintendente de Sustentabilidade da Renova Energia SA. Ex-presidente do CEPRAM Bahia.



Romildo Guerrante

Fluminense de Cambuci (RJ), é jornalista há 40 anos.Começou no Jornal do Brasil quando ainda cursava jornalismo na primeira turma de Comunicação da Universidade Federal Fluminense, iniciada em 1969.
Era funcionário do Banco do Brasil e, durante alguns anos, acumulou as duas tarefas, até que o jornalismo falou mais alto e preferiu abandonar o banco. Depois de quase 20 anos no JB, tendo iniciado sua carreira na antiga sede da Avenida Rio Branco, onde começou como estagiário na Editoria de Cidade, chegando a editor no final dos anos 70, trabalhou seis anos como redator no Relatório Reservado, newsletter de informações econômicas exclusivas.
Atuou também como assessor de imprensa de grandes empresas, estatais e privadas – como Rede Ferroviária Federal, Vale do Rio Doce, Paranapanema e Shell Brasil, para a qual posteriormente veio a editar a Revista Shell e, mais tarde ainda, atuar como consultor na área de Media Training.
Trabalhou como assessor de imprensa de Moreira Franco na candidatura ao Governo do Rio de Janeiro em 1982, e como redator na campanha de Alessandro Molon à Prefeitura do Rio de Janeiro, em 2008.
Foi Gerente de Comunicação da ABES no início dos anos 80, logo após deixar a Assessoria de Imprensa do Ministério dos Transportes. Foi também Gerente de Comunicação da RFFSA - Rede Ferroviária Federal S/A.
Suas últimas funções em assessoria de imprensa foram na empresa de mineração Paranapanema. Desde então, atua como redator de publicações corporativas, como gerente da empresa RR Comunicação Ltda., e produz roteiros de vídeo, relatórios anuais de empresas, folders e outras publicações institucionais.
É autor de diversas publicações institucionais da Petrobras, do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, do Sebrae, da Firjan, da Shell e outras empresas e entidades. É coautor do livro Jornalistas que valem mais de 50 contos, que narra experiências vividas na redação durante a ditadura. É colaborador habitual da Revista da Alerj, da revista Plurale e da revista eletrônica Balaio de Notícias. É membro do Conselho Fiscal da ABI - Associação Brasileira de Imprensa e edita há dois anos do boletim eletrônico semanal ABES Informa e, desde janeiro de 2010, também a revista Bio.

Nenhum comentário: