27 maio 2010

Jornalistas fazem festa no sábado para receber prêmio ambiental

Diversos jornalistas, ambientalistas, empresários da comunicação e dirigentes de órgãos públicos confirmaram presença na solenidade de entrega do Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental, marcado para este sábado 29, na casa de eventos Armazém Uzina, em Maceió. Doze profissionais e um estudante receberão troféus e R$ 28 mil pelas melhores reportagens sobre meio ambiente veiculadas entre abril 2009 e março de 2010, nas categorias Telejornalismo, Jornalismo Impresso/Texto e Jornalismo Impresso/Imagem.

O julgamento final dos trabalhos será nesta sexta-feira. A seleção vem sendo feita por Reinaldo Canto (ex-diretor de comunicação do Greenpeace Brasil e ex-assessor do Instituto Akatu), Fabrício Ângelo (Coordenador do Fórum Nacional da Rede Brasileira de Informação Ambiental e mestre em ciência ambiental pela Universidade Federal Fluminense), Emanuel Silveira (engenheiro sanitarista ambiental e mestre em ciência pela Universidade de Missouri USA), Romildo Guerrante (ex-gerente de comunicação da Abes e ex-assessor de imprensa da Rede Ferroviária Federal, Vale do Rio Doce, Paranapanema e Shell Brasil), e Anivaldo Miranda (mestre em meio ambiente e superintendente da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - Semarh). Os cinco também participarão de uma oficina sobre jornalismo ambiental na manhã do sábado, reunindo cerca de cinqüenta profissionais e estudantes.

Promovido pela seccional alagoana da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), o Prêmio Octávio Brandão está em sua sétima edição, sempre com o patrocínio da Braskem e o apoio do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e do Núcleo de Ecojornalistas de Alagoas (NEJ-AL). Este ano, mais de quarenta jornalistas disputam as premiações, com sessenta e três reportagens ligadas ao meio ambiente. A exemplo do ano passado, também será entregue um troféu para a empresa de comunicação com mais trabalhos inscritos, em reconhecimento ao espaço que ela dedicou para as matérias ambientais.

A categoria com mais trabalhos inscritos é Telejornalismo (24), seguida de Jornalismo Impresso/Texto (23) e Jornalismo Impresso/Imagem (16). Serão premiados o 1º, 2º e 3º colocados em cada categoria, além de um estudante no geral. A categoria estudante foi lançada este ano para incentivar o jornalismo ambiental já nos veículos laboratórios, mantidos pelas faculdades de comunicação.

Fonte: Sindjornal e NEJ-AL

Nenhum comentário: