24 outubro 2009

JOVENS NA BUSCA DA SUSTENTABILIDADE

Hoje tive a felicidade de participar como avaliador da Feira de Ciências do Bandeirantes, um dos mais tradicionais colégios de São Paulo. A feira foi toda dedicada a Sustentabilidade. Todos os trabalhos foram de altíssimo nível.

Das múltiplas funções da fibra de côco, as alternativas ao uso do PET passando pela casa sustentável, as pesquisas e as experiências demonstradas pelos estudantes mostrou o grande envolvimento e compromisso dos jovens na apresentação de suas conclusões. Outros trabalhos voltados para fontes de energia alternativas como o uso do asfalto como coletor solar e a energia captada por vórtices instalados no fundo do mar revelaram também a disposição de se buscar experimentos ainda em fase de testes ou pouco utilizados no mundo.

Creio que o mais importante é o fato de os alunos serem motivados a buscarem esses conhecimentos, despertarem para os sérios problemas ambientais, pensarem em soluções e concluírem que precisamos fazer mudanças profundas a fim de evitarmos piores consequências no futuro.

Espero que essa experiência marque para sempre a vida desses hoje estudantes e amanhã adultos mais conscientes que vão trabalhar profissionalmente em seus respectivos campos de atuação, quem sabe colocando em prática algumas das ideias dessa feira de ciências.

Um comentário:

Vivian disse...

Olá! Participei desta feira como integrante do grupo Alternativas Sustentáveis para o plástico PET e recebi seu cartão com o endereço do blog. Gostei muito dos posts publicados e de fato, nós realmente estamos buscando tornar nosso modo de viver mais sustentável.
Um abraço!
Vivian