29 outubro 2009

POLÍTICA É PARTE FUNDAMENTAL DA SOCIEDADE

A política é uma arte que, infelizmente, tem sido bastante maltratada em nosso país.

E é por essa razão que existem muitas pessoas que preferem dizer que não gostam de política e afirmam que querem manter distância de qualquer discussão em que ela venha à tona.

Mas isso é simplesmente impossível! Política faz parte do DNA da humanidade. Os relacionamentos em sociedade são conduzidos pela política seja ela boa ou má. A vida em sociedade pressupõe a existência da política. O máximo que se pode fazer é substituir uma política pela outra, nunca bani-la definitivamente!

Há uma política menor, de interesses e conchavos que atendem alguns poucos, mas também há a política de ideias e valores aonde prevalecem os interesses maiores, coletivos que contemplem projetos voltados para a construção social e com visão de futuro.

Eu sempre fiz e sempre gostei de política. Participei da política estudantil, fui diretor do Sindicato dos Jornalistas, fiz política partidária e trabalhei profissionalmente em oito campanhas políticas de vereador a presidente da república. Fui durante dois anos diretor de comunicação da maior organização ambiental do mundo, o Greenpeace e também coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente nesses locais exerci o que podemos chamar de política da militância ambientalista.

No meu dia a dia como jornalista ambiental escrevo, discuto, faço palestras e dou cursos sobre meio ambiente, consumo consciente e cidadania.

Penso que precisamos em todas as instâncias do poder público, seja ele executivo ou legislativo de projetos que façam a junção entre as melhorias da qualidade de vida para todos; a redução das desigualdades e a preservação do meio ambiente.

Essas são as minhas bandeiras dentro e fora do Partido Verde. Elas representam metas de vida, de realização pessoal.

A batalha e o apoio desses ideais fazem parte do legado que quero deixar para que minha filha hoje de pouco mais de dois anos de idade saiba no futuro o que dizer quando lhe perguntarem quem é ou quem foi o seu pai.

Teor do discurso lido em Jantar do Partido Verde no dia 27 de outubro de 2.009

Nenhum comentário: