Vivemos num mundo finito e, portanto, nada mais lógico do que fazermos uso de nossos recursos de maneira, não só, com o objetivo de prolongar a sua vida útil, mas de recolocar materiais e insumos de volta à cadeia produtiva. A máxima de Lavousier deve ser vista como algo essencial à nossa existência: “Nada se cria, tudo se transforma”. Mas infelizmente, a economia tradicional tem demorado a compreender os impactos causados pela crescente insustentabilidade dos negócios e muitos problemas ligados à produção, descarte e desperdício tem alcançado proporções alarmantes. O Diálogos Envolverde – Economia Circular vai debater os novos caminhos que podem e devem ser trilhados com a máxima urgência.
DATA: 28 de MARÇO de 2019
HORÁRIO: 10h às 13h
LOCAL: UNIBES CULTURAL
Rua Oscar Freire 2500 - ao lado do metrô Sumaré
REALIZAÇÃO Instituto Envolverde
INSCRIÇÃO GRATUITA
PROGRAMAÇÃO
10h00 Abertura
10h10Apresentação de Projetos Relevantes
- Jamile Balaguer Cruz - diretora Biocicla
- Delaine Romano - Coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo
10h30 Roda de Conversa
- Cláudia Leite - Gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso
- Guilherme Brammer - Fundador e CEO da Boomera
Mediação:
- Dal Marcondes - jornalista, presidente do Instituto Envolverde
- Reinaldo Canto - jornalista, vice-presidente do Instituto Envolverde
Sou Reinaldo Canto, profissional de comunicação há mais de 30 anos. Formado pela Cásper Líbero, cursei letras na USP e conclui uma pós-graduação em Gestão do Conhecimento na UFRJ.
Trabalhei muitos anos em emissoras de televisão, da Cultura a Bandeirantes passei por todos os canais abertos VHFs, das chefias variadas a reportagem. Estive em empresas desempenhando funções de comunicação (gerências e assessoria de imprensa, além de consultorias).
Fui também diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, síndico do meu prédio e por aí afora.
Até que um belo dia o mosquito do ambientalismo me picou. Essa picada ocorreu em 2002 quando me tornei diretor de comunicação do Greenpeace Brasil. Depois disso nunca mais fui o mesmo. Sai dos Greenpeace para uma temporada de estudos na Austrália. Depois passei pela comunicação do Instituto Akatu. Fui correspondente da Carta Capital e da Envolverde na COP-15 em Copenhague (2009)
Meio Ambiente, Sustentabilidade, Consumo Consciente e Cidadania são os temas que fazem parte da minha agenda e, eu faço votos, que também faça parte da sua e de muita gente preocupada com o futuro do nosso querido planetinha azul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário