11 abril 2016

Vamos plantar árvores no Sistema Cantareira!

Meio ambiente - Extrema, MG
139
kicks
R$13.020,00
19%
Arrecadados da meta de R$65.490,00
3dias restantes
ONG Amiga
Campanha flexível
Esta campanha irá receber todas contribuições em 14/04/2016.

Recompensas


Juntos vamos recuperar dois hectares de Mata Atlântica no Sistema Cantareira para melhorar a qualidade e quantidade de água! #plantandoáguas


Há dez anos, nascia a Iniciativa Verde. Durante este período, conseguimos com a ajuda de parceiros, patrocinadores e editais: plantar mais de um milhão e duzentas mil árvores nativas, a maioria no bioma Mata Atlântica, em nove estados brasileirosAgora, queremos que você também nos ajude a construir esta históriaJuntos podemos recuperar as nossas florestas no Sistema Cantareira para que, assim, todos sejamos beneficiados com água de melhor qualidade e quantidade!

Plante conosco dois hectares de Mata Atlântica no Sistema Cantareira, o que equivale a 3.334 árvores nativas ou três campos de futebol em forma de floresta!

Área que será reflorestada com esta vaquinha:
JÁ PLANTAMOS 76 HECTARES OU 126.692 ÁRVORES NO SISTEMA CANTAREIRA E COM A SUA AJUDA VAMOS PLANTAR MAIS!
Até agora, as pessoas podiam plantar com a Iniciativa Verde, principalmente, por meio do nosso site. Hoje, decidimos reunir esforços para, por meio deste crowdfunding, expandir a nossa atuação no Sistema Cantareira. Além disso, esta é uma maneira de dar oportunidade para quem quer nos ajudar a combater a crise hídrica que atingiu o Sudeste!
Plantar árvores nativas também gera renda no campo. Abaixo, trabalhadores em área de Extrema próxima à que será recuperada com esta vaquinha:

São necessárias diversas ações para que não soframos mais com a falta de água. Uma delas é o plantio de árvores nativas nos locais que fazem parte do Sistema Cantareira.

As árvores ajudam na produção de água de várias maneiras. A primeira é colaborando com a regulação do clima do planeta. Por isso as florestas são fundamentais no combate às mudanças climáticas e na adaptação, diminuindo os efeitos negativos da mudança do clima como os eventos extremos (excesso de seca onde antes não havia este problema, por exemplo).
Outra, de efeito mais local, é contribuir para regular a vazão das águas. As florestas seguram o excesso de água das chuvas, liberando essa água aos poucos para os rios, represas enascentes (mantendo-os sempre com água, no caso da Mata Atlântica). A vegetação também contribui na manutenção da qualidade das águas, filtrando diversos sedimentos (evitando o assoreamento) e poluentes. As árvores nativas, por fim, fazem parte e protegem a biodiversidade.
Animais em áreas próximas a restauros feitos pela Iniciativa Verde:

Onde há floresta, existe água pura saindo de nascentes mesmo nas épocas mais secas do ano. 

Um clique seu, seja na cidade ou no campo, pode mudar a quantidade e qualidade de água que você precisa para viver. Nos ajude a recuperar dois hectares de florestas de Mata Atlântica em Extrema (Minas Gerais) que abastece o Sistema Cantareira (um dos maiores sistemas de abastecimento do mundo) e fornece água para cerca de oito milhões de pessoasna Região Metropolitana de São Paulo! Vamos juntos plantar o equivalente a três campos de futebol!  
Esta será a primeira vez que pessoas físicas financiarão o plantio de mudas de árvores nativas em Extrema – uma cidade já conhecida pelo trabalho de recuperação e de conservação das florestas e das águas. O Programa Conservador das Águas, criado pelo município, é mundialmente reconhecido pelo, especialmente, por remunerar os agricultores que protegem os recursos naturais.
Um exemplo de projeto nosso é a floresta plantanda em torno da represa em Porto Feliz (SP), com financiamento do Programa Carbon Free. Ela garante água para os agricultores usarem nas plantações, inclusive, no inverno, época de seca:

Faça parte desta floresta! Se você sempre quis fazer algo para combater a crise hídrica, esta é a sua chance! Vem com a gente! Veja ao lado quantas árvores quer plantar!

Vale ressaltar que este plantio será fotografado e monitorado pela Iniciativa Verde por dois anos! Aliás, você poderá acompanhá-lo pela internet por meio do nosso site. Após esse tempo, a floresta já terá força para crescer e evoluir sozinha. Mesmo assim, a Prefeitura de Extrema, parceira do projeto, também continuará cuidando dela.
Veja uma página do nosso site sobre o monitoramento de outro plantio realizado por nós:
Esta vaquinha verde faz parte da comemoração de 10 anos de Iniciativa Verde! Nestes dez anos, mais de 500 empresas contribuíram com o plantio de cerca de um milhão e duzentas mil árvores. Venha fazer parte desta história!
Como será usado o dinheiro arrecadado:

Observação: se passarmos da meta de arrecadação, plantaremos ainda mais árvores com esta vaquinha!


Participe:
Parceiros deste plantio:
Agradecimentos:
Maria Guimarães, Paulina Chamorro, Paulo Henrique Pereira (Paulinho),  Vinicius Gaburro De Zorzi.

A hora é agora! Contribua com
Vamos plantar árvores no Sistema Cantareira!

Nenhum comentário: