Com a matéria “Uma montanha que só cresce”, Julio Lamas foi
também o ganhador da categoria Impresso; André Trigueiro, da Globonews,
e Gabriela Viana, da Rádio CBN, venceram nas categorias de Televisão e Rádio
A ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais anunciou nesta segunda-feira, dia 1º de dezembro, os ganhadores do 19º Prêmio ABRELPE de Reportagem. Premiado com R$ 20 mil, o jornalista Julio Lamas, da Revista National Geographic, foi o vencedor do Grand Prix e da categoria Impresso. Os primeiros colocados das categorias de Televisão e Rádio foram, respectivamente, André Trigueiro, da Globonews, e Gabriela Viana, da Rádio CBN. Ambos ganharam um prêmio de R$ 5 mil cada.
Na reportagem “Uma montanha que só cresce”, publicada na edição de outubro de 2013 da Revista National Geographic, Julio Lamas mostra, por meio de entrevistas com especialistas e profissionais que atuam no setor, tais como catadores e coletores, que o consumo em alta no País tem levado as pessoas a produzirem cada vez mais lixo. Com isso, os aterros sanitários têm operado no limite, e a solução para o problema está na gestão integrada dos resíduos, que inclui a logística reversa e a reciclagem.
Lamas também ficou em segundo lugar na categoria Impresso, com a reportagem “Para onde vai o nosso lixo”, publicada pela revista Horizonte Geográfico. Já o terceiro colocado foi João Carlos Teixeira, da revista Em Discussão, com a matéria “Lixões persistem”.
Com o título “O fim da Política Nacional de Resíduos Sólidos”, a reportagem produzida por André Trigueiro e exibida em 06 de agosto deste ano no programa Cidades e Soluções, da Globonews, fala sobre o fim do prazo dado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios brasileiros erradicassem os lixões. A matéria destaca que a maioria das cidades não se preparou dentro do prazo e discute com especialistas o que vai acontecer. Também mostra onde a nova lei acelerou o processo na direção da destinação inteligente dos resíduos.
A segunda colocação da categoria Televisão também ficou com Trigueiro, autor da matéria “Ecodesign na prática”, exibida pela Globonews. O terceiro lugar ficou com Eduardo Júnior, da TV Justiça, autor do especial “Justiça em questão - consumo e meio ambiente”.
Já na série “Lixões Irregulares no Rio de Janeiro”, veiculada pela Rádio CBN entre 21 e 23 de maio deste ano, a repórter Gabriela Viana fala sobre as metas do Rio de Janeiro para colocar fim aos lixões oficiais no estado e a quantidade de lixões irregulares que são criados e atrapalham o cumprimento desse objetivo.
O segundo e terceiro colocados da categoria Rádio foram Thalyta Almeida, da Rádio Bandnews, com a série “e-lixo – a herança da era digital”, e Eduardo Matos, da Rádio Gaúcha, autor da série “Os caminhos do lixo”.
“O fim do prazo estipulado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para que os municípios implantassem soluções integradas para a gestão do lixo, dando fim aos lixões e outros destinos irregulares, foi destaque de grande parte dos trabalhos inscritos este ano. Isso confirma que a imprensa está atenta e cobrando dos entes públicos o cumprimento da legislação”, declara o diretor-presidente da ABRELPE, Carlos Silva Filho, ao adiantar que o tema do 20º Prêmio ABRELPE de Reportagem, edição comemorativa do concurso, será “Inovações e avanços na gestão de resíduos”.
O 19º Prêmio ABRELPE de Reportagem contou com mais de 100 trabalhos inscritos, publicados em veículos impressos e eletrônicos (rádio e TV) de todas as partes do País. A seleção dos finalistas ficou a cargo de uma comissão julgadora composta pelos jornalistas Heródoto Barbeiro, Igor Ribeiro, José Alves Trigo, Kristina Michahelles, Reinaldo Canto e Thais Naldoni.
Nenhum comentário:
Postar um comentário