07 julho 2014

Heródoto Barbeiro adere à campanha “Eu Sou Carbon Free”

O jornalista Heródoto Barbeiro, também conhecido por sua militância ambiental, participa da campanha “Eu Sou Carbon Free”, lançada pela Iniciativa Verde por meio do programa Carbon Free. O atual apresentador do Jornal da Record News compensou a emissão de 5,2 toneladas de carbono decorrentes de suas atividades diárias de um ano com o plantio de 33 árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica. Com isso, ele reduz seu impacto ao meio ambiente, estimula a preservação da floresta e ainda ajuda na recuperação de um dos biomas mais ricos e, ao mesmo tempo, ameaçados do mundo.
A maior parte das emissões do jornalista é decorrente de atividades que ele não poderia evitar como o transporte aéreo. Mas o apresentador, que mantém duas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) em área de Mata Atlântica no estado de São Paulo, está preocupado com a maneira como as pessoas preservam a natureza. “Estamos todos a bordo de Gaia, não vamos matá-la pela nossa própria sobrevivência e das gerações futuras”, diz.
Ao participar da campanha, Heródoto Barbeiro espera estimular para que todos repensem suas ações e saibam que há maneiras de evitar o seu impacto ambiental. Indagado sobre a importância em compensar as próprias emissões, o jornalista responde: “A primeira é dar um exemplo aos demais, a segunda é minorar o impacto da própria existência”.
Eu Sou Carbon Free
As atividades cotidianas emitem direta ou indiretamente gases de Efeito Estufa (GEE), que contribuem para o aquecimento global. E o que fazer quando não é possível diminuir essa chamada pegada de carbono? Compensar as emissões por meio do plantio de árvores nativas é uma opção. As árvores são capazes de absorver parte do carbono da atmosfera durante o seu processo de crescimento.
A Iniciativa Verde o projeto “Eu Sou Carbon Free”, pelo qual qualquer pessoa pode calcular as suas próprias emissões de carbono anuais – inclusive você! – e compensá-las ajudando a recompor a degradada mata atlântica. Para saber como participar, mande e-mail para: contato@iniciativaverde.org.br.
Outras personalidades Carbon Free
O consultor e ambientalista Fabio Feldmann também participa da campanha compensando suas emissões com o plantio de 92 árvores. “É importante a disposição de cada pessoa em ter compromisso com o seu impacto no meio ambiente”, afirma Feldmann. Leia a entrevista exclusiva que ele deu para a Iniciativa Verde.
Antes dele, outra personalidade que compensou suas próprias emissões foi a apresentadora e atleta Ana Karina Belegantt (saiba mais aqui), com a recomposição de 51 árvores nativas. Diversos interessados, também preocupados com o meio ambiente, já participaram do Carbon Free compensando suas próprias emissões, de casamentos ou outros eventos. Vamos juntos preservar o planeta!
 

Nenhum comentário: