07 novembro 2013

CONHEÇA OS VENCEDORES DO 7o PRÊMIO ALLIANZ SEGUROS DE JORNALISMO



 No tema Seguros, Correio Braziliense, Apólice, Valor Financeiro e Exame.com foram os vencedores da noiteEmSustentabilidade – Mudanças Ambientais, Unesp Ciência, Ciência Hoje On-line, GloboNews e Rádio Nacional receberam a primeira colocação. Na categoria Especial Comunicação Corporativa, a vencedora foi a revista On Brasil

São Paulo, 6 de novembro –  Já é possível conhecer as nove reportagens vencedoras da sétima edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo: elas foram reveladas na noite desta quarta-feira, 6, durante evento ocorrido na nova sede da Allianz, em São Paulo. As ganhadoras foram escolhidas a partir de 2.157 inscrições vindas de 63 cidades, com trabalhos sobre os temasSeguros e Sustentabilidade – Mudanças Ambientais.

No tema Seguros, as reportagens escolhidas foram: “Seguro de carro usado é muito caro e nem sempre vale a pena”, de Sílvio Ribas, do Correio Braziliense; “A palavra é eficiência”, de Kelly Lubiato, da revista Apólice; Minimizar os riscos para salvar vidas”, de Felipe Datt, da revista Valor Financeiro; e “Apesar de caro, seguro para celular pode valer a pena?”, de Priscila Yazbek, do site Exame.com.

No tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, foram contempladas “A água que ninguém vê”, de Alice Giraldi, da Unesp Ciência; “Rastros do mercúrio”, de Henrique Kugler e coautores, do Ciência Hoje On-line; “Gás de xisto: problema ou solução?”, de André Trigueiro, com reportagem de Jorge Pontual e coautores, transmitida no programa Cidades e Soluções, da GloboNews; e “Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio”, de Ana Lúcia Caldas e coautores, transmitida nos programas Repórter Brasil e Repórter Nacional, da Rádio Nacional.

As matérias citadas ganharam um troféu, um certificado e um prêmio no valor de R$ 15 mil.

O jornal Folha de S.Paulo e a revista Consumidor Moderno receberam menções honrosas por terem sido os veículos que mais deram espaço a notícias relacionadas ao mercado segurador, considerando apenas as matérias inscritas na subcategoriaImpresso Nacional e Regional. A Folha de S.Paulo concedeu 4 mil cm/col a esse tipo de matéria, e a Consumidor Moderno7,4 mil cm/col. Na subcategoria Especial Comunicação Corporativa, do tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais, a matéria “Energia do bem”, de Ricardo Soncini Cazarino e equipe, publicada na revista On Brasil, também recebeu menção honrosa.

Os trabalhos selecionados passaram por rigorosa análise de dois comitês, formados por pesquisadores e acadêmicos de instituições como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), a USP (Universidade de São Paulo) e a Universidade Metodista de São Paulo, além de jornalistas consagrados da grande imprensa e atuantes em organizações como WWF (World Wide Fund for Nature) e SOS Mata Atlântica.

Durante a cerimônia, Max Thiermann, presidente do conselho de administração da Allianz Seguros, afirmou que a informação é um fator chave para qualquer mudança. “Foi uma verdadeira surpresa receber 2.157 inscrições nesta sétima edição do Prêmio. Somente quando a gente conhece as causas e consequências das nossas atitudes é que conseguimos mudá-las. Premiar o jornalista que se dedica, é investir na disseminação do conhecimento para a população, empresas e setor público”.

Criado em 2007, o prêmio tem como objetivo incentivar e valorizar o trabalho da imprensa na cobertura do setor de seguros. O tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais passou a integrá-lo em 2008, quando a Allianz assumiu compromisso mundial com o assunto. Como reconhecimento desse esforço, a seguradora foi eleita este ano líder do setor de seguros no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index – DJSI).
(Temos fotos do evento. Caso tenha interesse, por favor, nos mande e-mail e as enviamos imediatamente.)
 Veja abaixo lista dos vencedores da sétima edição do Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo:


 Tema Seguros
Categoria Linguagem Escrita 

Impresso Nacional e Regional 
 “Seguro de carro usado é muito caro e nem sempre vale a pena”, de Sílvio Ribas – Correio Braziliense

Impresso Especializado em Seguros
“A palavra é eficiência”, de Kelly Lubiato – Apólice

Impresso Economia e Finanças 
“Minimizar os riscos para salvar vidas”, de Felipe Datt – Valor Financeiro

On-line 
“Apesar de caro, seguro para celular pode valer a pena?”, de Priscila Yazbek – Exame.com


 Tema Sustentabilidade – Mudanças Ambientais
Categoria Linguagem Escrita 

Impresso Nacional e Regional
“A água que ninguém vê”, de Alice Giraldi – Unesp Ciência

On-line 
“Rastros do mercúrio (série)”, de Henrique Kugler e coautores – Ciência Hoje On-line

Categoria Linguagem Audiovisual 

Telejornalismo 
“Gás de xisto: problema ou solução?”, de André Trigueiro, com reportagem de Jorge Pontual – GloboNews

Equipe de reportagemKlara Duccini, Pascale Pfann, Vladimir Ribeiro, Bruno Torres e Magno Mendonça.
Radiojornalismo 
“Reciclagem: do combate ao desperdício à oportunidade de negócio”, de Ana Lúcia Caldas e coautores – Rádio Nacional

Nenhum comentário: