10 agosto 2017

AÇÕES SUSTENTÁVEIS - CONFIRA:

APOIO AOS COMERCIANTES PARA O DESCARTE DE PILHAS E BATERIAS

Aos poucos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, definida por lei em 2010, vai exigindo de empresas, governos e consumidores maior responsabilidade no descarte de resíduos.

O comércio é um setor que produz esses resíduos diariamente e, invariavelmente, em grande escala. Para facilitar a vida dos comerciantes de São Paulo, a FecomércioSP – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo mantem o Portal Logística Reversa que presta informações importantes relativas à coleta e destinação correta de diversos produtos. Mas recentemente o portal  lançou uma plataforma voltada exclusivamente para atender os comerciantes que trabalham com pilhas, baterias portáteis e baterias de chumbo ácido. Esses materiais requerem atenção especial por seu alto grau de contaminação e possuem legislação específica e rigorosa quanto ao descarte irregular.

No link http://www.fecomercio.com.br/projeto-especial/logistica-reversa os comerciantes desses produtos que ainda não são pontos de entrega podem aderir aos termos de compromisso de sistemas de Logística Reversa definidos pelo estado de São Paulo. 

No portal, o comerciante também irá receber instruções sobre o que fazer ao receber esses produtos pós-consumo, como devem encaminhá-los para destinação ambientalmente adequada, de responsabilidade do fabricante ou importador. O objetivo da FecomércioSP é chegar em 2020 com a presença de pontos de coleta em todos os 645 municípios de São Paulo.

Além dos comerciantes, o Portal também orienta consumidores, sobre pontos de coleta e explica que pilhas e baterias portáteis não podem ser descartadas no lixo doméstico porque podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e os cursos d'água. Elas devem ser mantidas em embalagens plásticas até serem levadas a um ponto de entrega. No caso das baterias de chumbo ácido usadas, o correto é deixá-las no mesmo local onde é feita a substituição pela nova.

Comerciante, não deixe de fazer a sua parte. Em caso de dúvida, basta enviar um email para logisticareversa@fecomercio.com.br.. 



GUIA CONTRIBUI PARA SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE LEITE

Conscientizar produtores rurais no uso consciente dos recursos naturais é o objetivo da parceria entre a Nestlé e a Embrapa Sudeste e que lançou recentemente o guia “Boas Práticas Hídricas” no campo. Como está no próprio título da cartilha, a ênfase está no melhor uso do consumo da água.
Essa nova ação da Nestlé está inserida no projeto “Consciência Hídrica: Saber como usar faz bem”,  que já chegou a 5.500 produtores de leite nos estados do Sul e Sudeste e que, entre outras ações, instalou hidrômetros nas fazendas para estimular o uso consciente da água.

“O manejo da água nas propriedades leiteiras ainda é pouco conhecido pelos produtores. O fato de o produtor tomar consciência do consumo mensal de água e entender a importância do correto manejo já serviu para alcançarmos resultados significativos: houve uma economia de mais de 2,5 milhões de litros/ano”, explica o executivo da Nestlé responsável pela área de leite, René Machado.

A elaboração do guia levou em conta pesquisas da Embrapa Pecuária Sudeste, segundo as quais, mudanças de hábitos e qualificação de mão-de-obra, entre outros, podem contribuir para a economia de até 30% no consumo de água. 

Para o pesquisador da Embrapa Júlio Palhares, responsável técnico pela elaboração do guia, quando o produtor faz o acompanhamento do consumo de água, permite que ele planeje melhor a eficiência no uso desse bem precioso.




SHOPPINGS CENTERS AVANÇAM EM AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS



Um levantamento com 160 estabelecimentos realizado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) em todo o país constatou que várias ações realizadas tem obtido bons resultados na redução dos impactos ambientais e de consumo. São dois programas criados pela Abrasce o “Acione-se Pela Vida” e o “Acione-se Pelo Planeta”, que tem incentivado e unificado experiências e ações no campo.

O estudo aponta que 94% dos shoppings possuem ações voltadas à redução do consumo de energia com, por exemplo, lâmpadas de alta eficiência e automação inteligente de escadas rolantes e ar condicionado, por exemplo.

A economia de água também tem apresentado resultados interessantes. Por mês os shoppings centers brasileiros participantes da pesquisa reutilizam mais de 126 mil m³ de água, quantidade suficiente para abastecer mais de 50 piscinas olímpicas. Além disso, são mais de 167 mil m³ de água tratada mensalmente.

Reciclagem de lixo, utilização de produtos ecológicos de higiene e limpeza e programa de doações também fazem parte da ação desses centros comerciais.

Que os resultados melhorem ainda mais e sirvam de exemplo para serem replicados Brasil afora!!

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