24 julho 2015

Livreto sobre uso, conservação e monitoramento da água é lançado por meio do Plantando Águas



A crise hídrica no Sudeste mostra que a água, este recurso essencial para a vida, pode ser finita. Assim, para evitar sua escassez, devemos tomar atitudes que preservem e recuperem o bem. Para ajudar nesta tarefa, o Plantando Águas conta com o livreto “Água: usos, conservação e monitoramento”, patrocinado pela Petrobras e escrito pela coordenadora do monitoramento da água do projeto, Aline G. Zaffani. Foram impressas duas mil cópias da publicação de 36 páginas, em julho, que serão distribuídas para os participantes dos projetos da organização. Mas todos os interessados podem baixar gratuitamente o material pelo endereço:http://www.iniciativaverde.org.br/biblioteca-nossas-publicacoes.php .
A cartilha explica didaticamente e com imagens diversas questões que envolvem água. Começa contando como é o ciclo da água na natureza. Depois o que é a chamada “Pegada Hídrica”, quanto de água doce tem disponível no planeta, quais são as principais fontes de água doce, o que é bacia hidrográfica, como nossas ações impactam na qualidade da água (e o que fazer para evitar o dano), explica a capacidade de autolimpeza da água, como classificar os corpos de água.
Além disso, a publicação traz um resumo de como utilizar as tecnologias sociais aplicadas nas propriedades participantes do projeto: cisterna, reservatório para captar a água da chuva; fossa séptica biodigestora, trata a água do vaso sanitário transformando-a em fertilizante; Jardim Filtrante, trata as águas cinzas da casa (como das pias); Clorador da Embrapa, para clorar (tratar) a água consumida pelos moradores.
Por fim, o material conta com um capítulo sobre como fazer o monitoramento da água. Neste, há uma área destinada a explicar o que significa diversas variáveis físicas, químicas e microbiológicas apresentadas como resultado do monitoramento. Por exemplo, se a água apresentou muito ferro, o que isso significa? Pode fazer mal para a saúde? E se ela for turva? O que isso quer dizer? As respostas estão disponíveis na cartilha.
Obs.: O livreto recebeu o Selo Carbon Free da Iniciativa Verde, atestando que as compensações das emissões de carbono envolvidas em sua produção foram compensadas com o plantio de árvores nativas em áreas degradadas de Mata Atlântica, e a certificação FSC.

Sobre o Plantando Águas
O projeto, patrocinado pela Petrobras tem como objetivo adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece o Código Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 160 famílias são beneficiadas diretamente nos municípios de Araçoiaba da Serra, Iperó, Itapetininga, Piedade, Porto Feliz, Salto de Pirapora, São Carlos e São Roque. Ao publicar esta cartilha, o projeto Plantando Águas espera contribuir para o desenvolvimento rural sustentável e auxiliar os agricultores nessa adequação. Saiba mais sobre o projeto: http://www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php

Nenhum comentário: