02 fevereiro 2015

Plantando Águas: Inauguração do Centro de Educação Ambiental será nesta semana em São Carlos


As obras do novo Centro de Educação Ambiental (CEA), no Sítio São João em São Carlos (SP), iniciadas em 2014 estão finalizadas. A inauguração oficial será na sexta-feira, 06 de fevereiro.

O CEA faz parte do projeto Plantando Águas, patrocinado pela Petrobras e executado pela Iniciativa Verde em parceria com cerca de 20 organizações. No total, apenas por meio do Plantando Águas com duração de dois anos, aproximadamente quatro mil estudantes terão aulas no local sobre questões ambientais como recuperação florestal e saneamento básico rural.

Os trabalhos de construção do CEA incluíram dois banheiros (masculino e feminino) planejados para a captação e o reuso das águas de chuvas na pia e na a descarga dos vasos sanitários.

A sala de aula foi preparada com o uso de tecnologia tradicional: taipa de mão (barro sobre armação interna de bambu) e adobe (tijolo seco sob o Sol). Isso porque o objetivo é que os alunos comecem a aprender sobre meio ambiente já desde a observação do projeto arquitetônico.

Foi montada uma estrutura de captação de água de chuva dos telhados (cisternas) para uso no CEA, a tecnologia demonstra este tipo de solução como alternativa de reuso da água em casas, empresas e sítios.

Próximos à área do Centro de Educação Ambiental estão localizados alguns dos primeiros projetos de restauração florestal realizados pela Iniciativa Verde que também poderão ser visitados para se conhecer os benefícios de ter uma floresta em pé; um viveiro florestal; o funcionamento de uma fossa séptica biodigestora (que usa as bactérias das fezes de ruminantes para decompor a matéria orgânica e gerar adubo); o que é o jardim filtrante (plantas que filtram a água cinza das pias); uma composteira orgânica; e, o rio que abastece parte do município, o Ribeirão Feijão.

Atualmente, o CEA tem parcerias com a Prefeitura de São Carlos que envia estudantes das escolas municipais e com o SENAI.
Além disto, as novas instalações do Centro também deverão atender outras atividades, com estudantes, técnicos e agricultores.
Plantando Águas

A Iniciativa Verde, com o patrocínio da Petrobras, executa o projeto Plantando Águas em parceria com cerca de 20 organizações. A meta do projeto é adequar propriedades rurais do estado de São Paulo de acordo com o que estabelece a Lei Florestal para recuperar e conservar os recursos hídricos. Aproximadamente, 200 famílias de assentamentos de reforma agrária, bairros rurais e comunidade remanescente do quilombo serão beneficiadas diretamente em municípios do interior de São Paulo. Saiba mais: www.iniciativaverde.org.br/plantandoaguas.php.

Agenda do Evento

9:00 às 10:00 Café de boas vindas e Visita Monitorada
10:00 às 10:30 Inauguração
10:30 às 12:30 Oficina de Integração dos Participantes
12:30 às 15:00 Almoço e Confraternização, com a apresentação dos Tocadores do Assentamento Carlos Lamarca.

Localização:

Sítio São João, em São Carlos (SP)
Rodovia Domingos Innocentini (Estrada do Broal, km 7,8, acesso à esquerda sentido Itirapina, seguindo mais cinco quilômetros por estrada de terra).

Informações para a Imprensa:

Reinaldo Canto
fones: 11 3647-9293 ou 11 99976-1610





Nenhum comentário: