08 agosto 2014

BNDES: INICIATIVA VERDE JÁ RECUPEROU MAIS DE 300 HECTARES DE MATA ATLÂNTICA


Ela é a organização que mais plantou até agora por meio do programa Iniciativa BNDES Mata Atlântica

O projeto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social disponibiliza apoio financeiro com recursos não reembolsáveis para projetos de restauração da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade e dos mais ameaçados do mundo. São recompostas áreas ciliares de preservação permanente e unidades de conservação. O projeto assinado com a Iniciativa Verde foi desenhado para incluir a agricultura familiar e remunerar o próprio agricultor pela mão de obra de preparo da terra, plantio de mudas e manutenção das áreas reflorestadas.
A Iniciativa Verde fornece suporte técnico e demais insumos, remunera os serviços para o plantio e parte da manutenção. Os próprios agricultores são contratados, sempre que possível, de modo a receber diretamente pelos serviços. Além disso, a Iniciativa Verde complementará o trabalho fazendo a inscrição dos imóveis participantes no Cadastro Ambiental Rural (CAR) previsto no novo Código Florestal. Entre as frentes já contempladas no projeto, estão áreas localizadas nos estados de São Paulo e do Paraná.
Até junho, segundo os números divulgados pelo BNDES, foram recuperados 1.455 hectares em sete estados brasileiros. Apenas a Iniciativa Verde foi responsável pela recuperação de 311 hectares de um total de 425 hectares contratados no projeto (http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Meio_Ambiente/Mata_Atlantica/).
Para Roberto Resende, presidente da Iniciativa Verde, o alcance desse número representa um grande esforço para a recomposição da Mata Atlântica. Até agora, de acordo com os dados atualizados em julho pela organização, os plantios foram feitos em 104 diferentes propriedades rurais de 16 municípios de São Paulo e do Paraná. Esse trabalho é feito de forma conjunta com os proprietários e de maneira voluntária. Em alguns casos, os locais a serem recuperados são estabelecidos em parceria com associações de produtores rurais.
No Paraná, o principal parceiro é o órgão ambiental estadual Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Também há uma integração com outros Programas como o Produtor de Águas na Bacia do Piracicaba, em São Paulo. Este é um projeto de pagamento por serviços ambientais (PSA) desenvolvido por um conjunto de organizações não governamentais (como as TNC e WWF) e públicas (Agência Nacional de Águas e Secretarias de Agricultura e do Meio Ambiente de São Paulo).
Sobre a Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que tem como missão contribuir para a construção de um novo tempo baseado em uma economia de baixo carbono e na redução dos impactos ambientais causados pelas atividades humanas.
A instituição acredita na busca por novas alternativas de desenvolvimento e oferece uma gama de projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas, recuperação ambiental, conservação da biodiversidade e recomposição florestal.
Informações para Imprensa:

Reinaldo Canto - 11 3647-9293 e 11 99976-1610 – imprensa@iniciativaverde.org.br

Nenhum comentário: