20 julho 2013

5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental acontecerá em Brasília


Brasília (DF) – Entre 16 e 19 de outubro, a capital federal será palco do 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental e do II Encontro Nacional de Pesquisa em Jornalismo Ambiental. O evento acontecerá no Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e reunirá cerca de mil profissionais e estudantes de Comunicação do Brasil e do Exterior, como jornalistas, assessores de imprensa, professores e pesquisadores.

O tema guarda-chuva do Congresso serão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). Eles são um conjunto de metas definido durante a Rio+20 para reduzir a pobreza, promover a prosperidade global e o avanço social associados à proteção do meio ambiente. 

Como o bom Jornalismo pode ajudar o Brasil a se inserir nesse processo será um dos temas em debate. A pauta também estará presente em painéis dedicados a assuntos como Economia Verde, Uso e manutenção dos recursos naturais e a segurança alimentar, Bem estar social e ocupação do território, e ainda Geração de conhecimento e financiamento dos ODS.

Além disso, será possível participar de oficinas temáticas sobre Os investimentos de capital público e o modelo de desenvolvimento nacional, Jornalismo Ambiental, Cerrado, Semi-árido, Amazônia, Jornalismo e Ambientalismo, Resíduos Sólidos, Gestão da Água.

O 5º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental mantém a tradição de apostar na formação continuada de profissionais e estudantes e é uma realização da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (www.jornalismoambiental.org.br). Este ano a iniciativa conta com o apoio do Uniceub, ANA, Abert, Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, Brasília Convention Bureau, e.labore, entre outros.

As inscrições serão abertas em junho, pelo site www.jornalismoambiental.org.br e amplamente divulgadas também pelas redes sociais. A taxa de inscrição é de R$ 100 para profissionais e R$ 50, para estudantes e filiados ao Sindicato dos Jornalistas do DF.

Nenhum comentário: