28 maio 2018


ABRAPS APRESENTA SONDAGEM SOBRE O PERFIL DO PROFISSIONAL DE SUSTENTABILIDADE NO BRASIL

Criada em 2010, a Abraps - Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, acaba de concluir sua mais recente sondagem sobre o perfil dos profissionais que atuam na área, abrangendo quatro setores: Empresas, Governo, Academia e 3o Setor. Realizado a cada dois anos, em 2013 o estudo mapeou cargos e remuneração; em 2015 incluiu as estruturas organizacionais, papeis e responsabilidades dos profissionais; agora em 2017 ampliou a pesquisa para órgãos públicos e meio acadêmico.

A sondagem, que teve 244 respondentes vinculados à Abraps e sua ampla rede de relacionamento, trouxe algumas visões interessantes sobre o grau de maturidade do tema dentro das organizações, os desafios para avançar a agenda de sustentabilidade - especialmente diante de um cenário de crise econômica e mudanças regulatórias -, e a dificuldade de traçar limites claros sobre o que seria um "profissional de sustentabilidade".

Perfil dos Respondentes:
Idade média = 40 anos
61% mulheres
67,2% com alto grau especialização (Mestrado/PhD/Pós-graduação)
49,6% do setor privado, sendo 53% de empresas de pequeno porte com até 50 funcionários e 31% acima de 3.000 funcionários.

Formação e motivações dos profissionais

Confirmando a multidisciplinaridade da sustentabilidade, percebe-se um alto grau de diversidade na formação dos profissionais, com predominância das áreas mais técnicas (38%). Há uma concentração em Gestão Ambiental (14%), Engenharia (13%), Administração (12%) e Ciências Biológicas (11%).

Trata-se também de uma profissão "jovem", pois a maioria das pessoas atua nesse campo há menos de 15 anos (67%), embora haja profissionais maduros, com mais de 15 anos de vivência (17%). É interessante notar que a motivação de carreira é mais filosófica e idealista, como o senso de realização pessoal (38%) e a admiração pelo tema (30%), e menos financeira.

A faixa salarial predominante (47%) entre todos os setores pesquisados é de nível médio - de R$ 3 mil a 9 mil/mês. Curiosamente, as mulheres têm remuneração superior aos homens, dado que merece melhor investigação.

Dentre as atribuições-chave desse profissional estariam educar e conscientizar o público interno, reduzir os impactos negativos da operação, prestar contas ao público externo por meio de relatórios (principalmente acionistas), estimular à participação institucional em fóruns dedicados a avançar a agenda da sustentabilidade no mercado e na sociedade e, com o maior número de respostas (43%), estabelecer metas e criar indicadores de desempenho específicos.
A sustentabilidade nas organizações

A primeira descoberta é alentadora: há um aumento de profissionais voltados ao tema nas pequenas e médias empresas, demonstrando a viabilidade de implantar ações sustentáveis em qualquer porte de negócio.

O grau de maturidade da sustentabilidade nas organizações, vistos todos os setores conjuntamente, está em desenvolvimento (44%), ou seja, estruturado e integrado às demais áreas; se somarmos as empresas maduras (27%), que tem a sustentabilidade como ação sistêmica e vetor estratégico, com as líderes (11%), que são benchmarks no mercado, o retrato é positivo, considerando-se que a profissão é relativamente jovem. Entretanto, a adesão tem ocorrido mais por força de leis e demandas de mercado, como a exigência de certificações e relatórios.

Naquelas que possuem uma área dedicada à sustentabilidade, o setor privado costuma alocá-la principalmente sob o RH (15%), Marketing (13%), Relações Institucionais (11%) e Comunicação (9%), que assim concentram 48% da sua gestão. Nas que não têm uma área específica, o RH e o Institucional costumam gerir o tema.

As estruturas em números:
27% - possuem um Conselho de Administração, responsável pela estratégia geral de sustentabilidade.

31% - existe uma área de sustentabilidade subordinada ao presidente.
20% - não existe um Comitê de sustentabilidade ligado ao Conselho
.
16%- não existe uma Comissão Interna de sustentabilidade ligada à diretoria executiva.

O meio acadêmico é o que mais possui um setor específico (70%), e o Governo o que menos o tem (31%), entretanto isso pode ser fruto do tema estar "dissolvido" em diferentes áreas e transversal na organização.

O avanço da agenda diante do cenário econômico

Existe uma percepção difusa sobre se houve aumento ou diminuição dos investimentos na área, mas a maioria dos pesquisados (70%) concorda que o tema é de alta relevância para sua organização, índice que cresceu desde a sondagem anterior. A quantidade de entrevistados que sente uma diminuição nos investimentos em relação ao estudo de 2015 cresceu, e 47% dos respondentes consideram esse o principal entrave para a execução dos projetos na área. A falta de comprometimento da alta administração (17%), falta de liderança (11%) e carência de conhecimentos técnicos (11%) indicam a necessidade de inserir mais treinamentos e conscientização dos gestores na agenda das organizações, abrindo uma nova frente de atuação para o RH. 

Para concluir, a percepção sobre quais são as atribuições do profissional de sustentabilidade é bastante variada, o que pode ser explicado pela grande multidisciplinaridade e transversalidade da área, que vai das atuações mais técnicas às mais estratégicas, do setor privado ao meio acadêmico, passando por ONGs e poder público. Uma das discussões mais atuais é justamente sobre a posição do tema dentro das organizações: se deveria haver uma área estruturada que funcione como executora ou facilitadora das demais, monitorando suas atividades; se a sustentabilidade permearia a cultura interna, estando inserida nas responsabilidades dos gestores de todas as áreas, de forma mais distribuída; ou finalmente, se seria um posicionamento estratégico e sistêmico, que orienta todas as decisões da organização.

A Abraps espera ter contribuído para avançar a agenda da sustentabilidade, ao demonstrar a riqueza do setor e a necessidade de discutir melhor seu escopo, já que é muito comum que pessoas atuantes na área ainda não se reconheçam como tal. Uma comunidade unida e que compartilhe experiências será fundamental para o avanço do tema.



25 maio 2018


Estudantes de Boa Vista participam de ação de limpeza na comunidade com o apoio do Limpa Brasil e da Celpe
A realização do mutirão é do Projeto Vale Luz Celpe, Movimento Limpa Brasil e Secretaria de Saneamento, co-realização da Awaken Love, apoio das Secretarias do Meio Ambiente e da Saúde, da Faculdade Frassinetti do Recife e da Globo Pernambuco

Recife, 24 de maio de 2018 – Na próxima segunda-feira (28), cerca de 200 estudantes da EREMB – Escola de Referência em Ensino Médio Berberibe e moradores da comunidade farão mutirão de limpeza e coleta de resíduos descartados de maneira incorreta nas ruas, terrenos, córregos e rios causando inúmeros problemas como proliferação de insetos e contaminação que trazem problemas e doenças para as pessoas que vivem no entorno desses despejos irregulares. Os materiais coletados poderão ser trocados por descontos na conta de energia no Projeto Vale Luz.
A atividade tem horário previsto para iniciar às 9hs com a concentração dos estudantes. Em seguida eles irão receber orientações sobre como coletar os resíduos e também sobre a importância dessa ação para a vida de todos e por um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Os materiais coletados ao final da atividade serão entregues na escola.  
Além disso, ao longo do dia, os moradores do bairro também poderão realizar a troca de resíduos Recicláveis por descontos na conta de energia na tenda do Vale Luz.
Esse tipo de ação tem sido promovido com frequência no Recife e conta com o apoio do Projeto Vale Luz, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e do Movimento Limpa Brasil - Let´s do it!,  e faz parte de um plano de conscientização para a importância da sustentabilidade no cotidiano.

Sobre o Vale Luz
Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Celpe recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher resíduos. São aceitos para troca produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plástico (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene), óleo vegetal (óleo de soja, canola,  girassol, gergelim, milho, óleo de coco, etc.). Lista de pontos de troca Vale Luz Recife: http://servicos.celpe.com.br/a-celpe/Paginas/Efici%C3%AAncia%20Energ%C3%A9tica/Vale-Luz.aspx

Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Limpa Brasil-Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.
Serviço:
Data: 28/05/2018

Programação: 
9hs Concentração alunos
10hs Palestra Celpe
10hs30m Homolixo – aguardando confirmação
11hs  Mutirão
12hs Encerramento

Informações para a Imprensa:
Reinaldo Canto
reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610



21 maio 2018

MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA RECEBEM ATENDIMENTO DE ENTIDADES EM SP

Por Reinaldo Canto, especial Envolverde
Na sexta-feira, 27/04, a instituição Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto – BOMPAR, realizou mais um evento de Consultório na Rua oferecido a mulheres em situação de rua. Esta ação foi coordenada por Marta Marques Akiyama e faz parte do Programa Agente na Rua da Prefeitura de São Paulo. Vários serviços foram oferecidos ligados ao bem-estar e saúde da mulher, como beleza e higiene pessoal, além de palestras informativas e motivacionais.
Uma dessas palestras foi ministrada pela diretora da Biocicla, Jamile Balaguer Cruz. Outras foram oferecidas pela Fatima Franco do MNODS-SP e pela dra. Marta Livia Suplicy, Presidente Nacional do Movimento Libra (Liga das Mulheres Eleitoras no Brasil) e da Virada Feminina.
Para cerca de 50 mulheres de várias idades, Jamile falou do trabalho realizado pela Biocicla de reciclagem de uniformes usados que são transformados em outros objetos e roupas de uso cotidiano.
Ela participa com a Fatima Franco do MNODS-SP – Movimento Nacional dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável de SP que trata a Agenda 2030 da ONU e seu trabalho contribui para o ODS 01 erradicação da pobreza, o ODS 05 igualdade de gênero, o ODS 08 trabalho decente e crescimento econômico, o ODS 11 cidade e comunidades sustentáveis, o ODS 12 consumo e produção responsáveis e o ODS 17 parcerias pelas metas.
Jamile ressaltou a importância e possibilidades que a coleta e tratamento dos resíduos pode dar para a geração de trabalho e renda de populações vulneráveis. “Resíduo tem valor”, destacou ela. Diversas mulheres presentes consentiram e disseram que já trabalham com a reciclagem de resíduos e ganham dinheiro com alguns tipos de materiais.
Jamile aproveitou o evento para fazer a doação de dez sacos de dormir confeccionados à partir dos uniformes descartados por empresas.
A dra. Marta Livia Suplicy convidou a Biocicla para apresentar seu trabalho na Virada Feminina que irá acontecer em 27 de maio na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP.
Para a Biocicla, essa será mais uma oportunidade para apresentar os caminhos possíveis para o aproveitamento de uniformes e banners descartados através do desenvolvimento de ações sociais.
“Oferecemos o tratamento de banners e uniformes descartados associado ao desenvolvimento de ações sociais. Nossa equipe é formada por mulheres de baixa renda e deficientes intelectuais e promovemos a Inclusão Social. Consertamos as roupas para a doação, desenvolvemos oficinas de educação ambiental com os itens e também produzimos brindes ecológicos upcycling. Atendemos a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010 assessorando a gestão de PGRS – Programas de Gestão de Resíduos Sólidos”, informa a diretora da Biocicla. (#Envolverde)

10 maio 2018

Estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa promovem mutirão de limpeza na comunidade com o apoio da Celpe
Com o apoio do Projeto Vale Luz Celpe e Movimento Limpa Brasil, 250 jovens, de três escolas estaduais do bairro, farão mutirão de limpeza.
Estudantes também poderão assistir à palestra do protagonista do documentário que concorreu ao Oscar, ‘Lixo Extraordinário’
Recife, 08 de maio de 2018 – Na próxima sexta-feira (11), 250 estudantes de escolas estaduais de Brasília Teimosa, na Zona Sul do Recife, estarão nas ruas da comunidade promovendo um mutirão de limpeza e coleta de resíduos descartados irregularmente. Promovida com o apoio do Projeto Vale Luz, da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), e o Movimento Limpa Brasil - Let´s do it! a ação, que conta com o apoio da TV Globo Pernambuco, faz parte de um plano de conscientização para a importância da sustentabilidade no cotidiano.
Em preparação para a atividade, os jovens participaram de reuniões de alinhamento que tinham o objetivo de esclarecer a importância do cuidado com o meio ambiente e com o correto descarte dos resíduos sólidos gerados no dia a dia. Os encontros educativos aconteceram em três escolas estaduais do bairro, Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) João Bezerra, Escola Estadual Assis Chateubriand e Escola Estadual Luís de Camões, envolvendo mais de 1.200 estudantes num movimento de conscientização e sustentabilidade.
Além disso, na próxima quarta-feira (09), os estudantes receberão a visita de Tião Santos, ex-presidente da Associação dos Catadores do lixão do Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro e que foi protagonista do documentário “Lixo Extraordinário”, que concorreu ao Oscar.
Mutirão
Na Sexta-feira (11), a partir das 8h, os alunos estarão realizando o mutirão de limpeza em toda a comunidade de Brasília Teimosa, recolhendo itens que foram descartados de forma irregular e ajudando na preservação do meio ambiente. Os jovens serão multiplicadores da importância do descarte correto de resíduos, convidando os moradores do bairro, que também poderão ajudar na ação. Ao final do dia, todo o material será levado para a tenda do Projeto Vale Luz, que estará montada na EREM João Bezerra, onde os estudantes vão transformar a ação social em descontos na fatura de energia da instituição de ensino.
Além disso, ao longo do dia, os moradores do bairro também poderão realizar a troca de resíduos por descontos na conta de energia na tenda do Vale Luz.
Sobre o Vale Luz
Criado em 2008, o Projeto Vale Luz Celpe recebe material reciclável em troca de descontos na fatura de energia elétrica. O projeto conta com postos fixos e atua em comunidades de baixa renda com tendas adaptadas e caminhões que fazem a visita quinzenal para recolher resíduos. São aceitos para troca produtos como metal (latas de alumínio e ferro), papel (papel branco, revista, jornal, panfleto), papelão e plástico (garrafas pet, embalagens de detergente e produtos de higiene), óleo vegetal (óleo de soja, canola,  girassol, gergelim, milho, óleo de coco, etc.). Lista de pontos de troca Vale Luz Recife: http://servicos.celpe.com.br/a-celpe/Paginas/Efici%C3%AAncia%20Energ%C3%A9tica/Vale-Luz.aspx

Sobre a Celpe
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa do Grupo Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,6 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).
Limpa Brasil-Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas municipais, com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos em agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.

Informações para a Imprensa:
Reinaldo Canto
reicanto@gmail.com e telefone: 11 9 9976-1610