19 maio 2011

O que aconteceu no Green Drinks? 05 de maio de 2011

Nosso convidado foi Reinaldo Canto

Ao entrar no mundo da sustentabilidade descobriu que provocar é uma boa forma de por o tema em pauta. Um de seus artigos mais polêmicos dizia que quem trabalha com sustentabilidade não deve ser taxado como “chato” e viver se defendendo. Os rótulos da sustentabilidade (esquerda? Direita? Muito pelo contrário!)

Existem, portanto, diversos rótulos e paradigmas. Os paradigmas envolvem o medo de mudanças, a oposição ao desenvolvimento - como pode haver desenvolvimento sem sustentabilidade? O desenvolvimento precisa ser sustentável. Outros paradigmas são o distanciamento da realidade – futuro é longe; a fauna e a flora ficam longe – o meio ambiente e os seres humanos são um todo, e não partes.

A questão do consumo também foi discutida..os números eram impressionantes!

Um fato: A realidade já não é mais a mesma – cresce mais a quantidade de lixo produzida no Brasil do que a população!

Questão: Petróleo vale mais que água! Que tipo de valor estamos considerando?

A partir disso pudemos estabelecer uma discussão sobre valor, valores, publicidade e diversos outros assuntos:

O imediatismo é que nos faz distanciarmos da realidade - “a água está acabando? Mas eu tenho água na minha torneira”.

A questão do TER x SER - a publicidade e os efeitos: os desejos latentes que são despertados. Mas também pode se tornar um aliado – pega na emoção!
Novamente é levantada a questão de como lidar com esta diferença entre esquerda e direita. A carta capital tem pessoas mais radicais e é um veículo mais de esquerda. A dificuldade está em passar que sustentabilidade é um tema macro, não é ideologia!

Por fim, Reinaldo- que trabalhou dois anos como diretor de comunicação do Greenpeace - contou um pouco da história do Greenpeace e passou vídeo inspirador que você pode conferir no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=cbLg1SoA2w0&feature=fvst

Nenhum comentário: